sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Gatos que fazem chichi pela casa

 

O meu gato urina em determinado sítio fora do areão, o que eu posso fazer para evitar isso?
Uma das causas costuma ser a caixa de areia.  Tenha um caixote de areia disponível por cada gato.
 A areia deve ser limpa diariamente e prefira areão simples e sem cheiros. Se a caixa for fechada talvez possa experimentar tirar a porta, porque o seu gato pode não gostar de se sentir fechado
-  Uma das causas mais comuns nos machos é não estarem esterilizados/castrados
- Vá com ele ao veterinário para ver se há uma causa física
- É muito comum isto dever-se a fatores de stress e terá de lidar com cada um deles de forma adequada. Para um gato, o fator de stress pode ser um novo habitante, uma ausência de casa, uma mudança de casa, um novo animal, etc.

Como atuar?
- Se a urina ainda estiver húmida seque-a cuidadosamente com papel absorvente ou uma toalha.
 - Em seguida pulverize com água ou com um copo de água misturado com 2 colheres de vinagre e seque novamente;
 - Compre neutralizadores de odores em lojas de animais ou no supermercado e pulverize a área onde já limpou anteriormente,
- se puder pulverize os locais onde é mais habitual ele fazer chichi, com sumo de limão.
- Por fim pulverize com um produto à base de feromonas faciais (à venda em veterinários e em lojas) por exemplo, Feliway em Spray

 Não se zangue com ele! Ele não faz de propósito para irritar os donos ou por vingança. Tente sempre com calma incitá-lo a usar o areão e quando ele o fizer faça-lhe umas festas e mostre contentamento.

Este tipo de comportamento raramente termina de um dia para o outro. Será necessário seguir cada um dos passos sugeridos por vezes durante meses até que se obtenha resultados.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Zangas entre gatos

Gatos amigos podem, de repente,  começar a desentender-se.
Isto pode ser causado, por exemplo, por uma ida ao veterinário de apenas um deles, por uma atitude agressiva de um deles em relação a qualquer outra coisa, mas que é interpretado como sendo uma agressão dirigida ao outro, por comportamento indevido do dono ou por outros fatores.
O resultado poderão ser brigas violentas e contínuas entre eles, cocós e xixis fora do areão, peladas no corpo devido a stress ou até comportamentos obsessivos.
O que se deve fazer?
A primeira coisa a fazer é separar de imediato os 2 gatos sem qualquer contacto entre eles durante uns dias. Ao fim de uns dias devem continuar separados mas os quartos e as caixas de areia devem ser trocados. Ou seja,  o 1ºgatinho  e a sua caixa de areia devem mudar para o quarto do 2º gatinho e este vai para o quarto onde estava o primeiro. Durante todo este tempo eles devem continuar sem qualquer contacto. Uns dias depois pode-se abrir uma frecha da porta e deixar que eles se vejam e se quiserem se toquem com as patinhas. No entanto, não pode deixar que eles passem de um lado para o outro. Nesta fase deverá colocar dar-lhes sempre um pouco do patê favorito ou até um pouco de atum. Se começarem a bufar um para o outro entre a frecha da porta deve começar  tudo de novo. Quando eles já se tolerarem novamente e parecerem estar relaxados com a presença um do outro pode abrir-lhes a porta. Se voltarem ao comportamento agressivo vá repetindo todos os passos.

Tenha consciência de que esta situação pode ser de rápida  resolução mas também pode demorar meses até se conseguir paz entre eles.

 E o  que mais se pode fazer ?
 Ainda durante todo o processo descrito atrás,  poderá ter sempre Feliway difusor nos quartos ou salas onde os gatinhos costumam estar. Este produto é semelhante às feromonas faciais dos gatos e provoca-lhes contentamento e relaxamento.
As consultas comportamentais começam a fazer parte do nosso quotidiano. Fale com o seu veterinário para ele lhe indicar um profissional qualificado na sua zona de residência
Pode ainda tentar consultas de homeopatia veterinária. A homeopatia costuma ser muito eficaz nestes casos de agressividade.

Com tempo e paciência tudo se irá resolver !