terça-feira, 10 de novembro de 2015

Bolas de pêlo

O gato lambe-se constantemente, e os pêlos soltos acabam por se ir alojando no sistema digestivo.
Esporadicamente o gato acabará por vomitar uma pequena bola escura.
Se o gato tiver muitos episódios de regurgitação de bolas de pêlo temos que fazer alguma coisa para que isso diminua.

Fatores que influenciam o volume de queda de pêlo:
- estações do ano: os gatos perdem mais pêlo na primavera e no outono;
- tipo de pelagem: gatos de pêlo comprido estão mais sujeitos a estes episódios;
- stress: qualquer alteração no meio ambiente do gato, ou até uma ida ao veterinário pode levar a uma enorme queda de pêlo;
- gatas gestantes;
- alimentação: se o gato comer restos alimentares ou se a ração que come não for adequada para ele, poderá perder ainda mais pelo;
- outros fatores de saúde como alergias e outras doenças.

Sinais e sintomas de bolas de pelo no estômago:
- apatia e/ou falta de apetite
- vómitos

Como melhorar ?
- escovar diariamente os gatos com pêlo comprido e semanalmente os de pêlo curto;
- ter à disposição do gato um vaso com erva própria para gato;
- dar-lhes uma alimentação específica recomendada pelo veterinário - com alto teor de fibras insolúveis- nas alturas em que isto se justifique;

-se mesmo assim o problema persistir fale com o seu veterinário porque pode ser necessário fazer exames complementares




segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A higiene dos gatos - Produtos



Um dos produtos que todos devemos ter em casa são toalhetes/lenços húmidos,  de preferência
 apropriados para gatos. Vamos utilizá-los muitas vezes, porque,  por vezes,  eles sujam-se no pelo, ou pisam lama no quintal ou simplesmente utilizamos para lhes limpar as orelhas como já indiquei noutro post. Os toalhetes para gatos não devem ter álcool nem cheiro.

Outro produto para gatos é o shampoo, caso lhe dê banho. Não
utilize shampoos feito para pessoas porque não são os mais indicados para a pele dos gatos. Pode comprá-lo em pet shops ou mesmo no veterinário.
Existem inúmeros tipos de shampoos para gatos, desde os indicados para peles atópicas, os que contêm uma ação anti-parasitaria , os antifúngicos, os que têm vários odores. Não se esqueça que os gatos lambem constantemente o pelo, por isso deve enxaguar muito bem no final do banho para que todo o produto seja bem retirado. Se quiser limpar o gato sem o molhar pode optar por um shampoo seco, em pó ou em espuma.
Shampoo Seco para Gatos

Nos últimos anos surgiram no mercado muitas marcas de cuidados dentários com os dentes dos gatos. Todas prometem uma boa higiene da boca e efeito antitártaro. Existem na forma de spray, líquido, drageias ou pó para se misturar com a comida Inclusivamente até já aparecem escovas para os dentes deles.
Não acredito muito nesta "humanização dos animais" e apenas os menciono porque o tártaro é um grave problema na saúde dos nossos gatinhos. Se não for removido a tempo implica a extração dos dentes.

Neste blogue nunca farei menção a produtos utilizados em animais apenas para conforto dos humanos sem qualquer interesse para a saúde e higiene deles.

Higiene dos Gatos






quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Areões, liteiras,wc para gatos

Hoje em dia há muitas opções para wc de gatos, desde aos mais económicos até aos mais avançados e automáticos sistemas sanitários para gatos. Vou mostrar alguns dos mais utilizados.

Caixas manuais: 

A mais utilizada e bastante económica é a caixa fechada
Estas caixas geralmente devem ter 4  cm de altura de areia, aglomerado ou sílica para gatos que deve ser diariamente limpa de cocós com uma pá apropriada, e ao fim de 1 semana,  a areia deve ser despejada, ou no caso da sílica ao fim de 3 ou 4 semanas, e o tabuleiro totalmente lavado. A pequenas janelas existentes na liteira podem ser tapadas com filtros de carvão para neutralizar
odores.
A mais usada





Pode também optar por uma caixa fechada que tem uma peneira ao meio. Com este tipo de caixa os cocós ficam na peneira e não é preciso usar pá .
Com peneira


Há ainda a hipótese de utilizar uma caixa com um sistema de roll'n.  Quando quer tirar os excrementos, rola a caixa, e as bolas de urina (areia aglomerada) e cócós passam para o outro lado ficando a areia limpa.



Outra opção que começa a ser usada é treinar o gato para fazer as necessidades numa sanita/privada  adaptada. Se tiver uma para uso exclusivo deles pode ser o ideal porque evita a areia, e é mais higiénico. Existem muitos kits de treinamento que ajudarão a que o seu gato utilize apenas a sanita.
Adestramento





E agora os sistemas automáticos:
 

O Litter Robot tem sido muito apreciado por donos de vários gatos porque permite ter a areia quase sempre limpa. É um produto muito parecido com a caixa roll'on mas neste caso ele faz o trabalho sozinho . Apenas tem que retirar a bandeja atrás os cócos já caíram num saquinho que fechamos e deitamos fora.

Existe também o sistema automático em bandeja, o Smartscoop um pouco mais económico que o litter robot mas menos prático se tiver mais do que um gato. Mas é também uma boa opção. Cerca de 15 minutos depois de o gato usar a caixa de areia, ela automaticamente separa os dejectos e coloca num recipiente bandeja atrás. Depois ao fim do dia é só titar o saquinho da bandeja.

                                                                                      Compre aqui


A CatGenie é um tipo de caixa ideal: ela própria limpa sozinha todos os excrementos e ao mesmo tempo desinfecta a caixa. Não necessita de tirar cocós, não há bandejas, e não tem que tocar em nada. apenas deve  repor a areia quando necessário A maior desvantagem é necessitar de estar ao lado de uma sanita/privada e tem que estar ligada a uma saída de água limpa. O preço também pode ser um obstáculo, claro!
Que luxo !