terça-feira, 24 de abril de 2012

Felis Catus - 9000 anos de interacção entre gatos e humanos

Desde há pelo menos 9000 anos que os gatos passaram a fazer parte da vida dos humanos. Os registos mais antigos encontrados no Chipre assim o provam.
E há agora novos estudos que indicam uma primeira fase de domesticação no Mediterrâneo,  há cerca de 9000 anos e uma segunda fase de domesticação no Egipto.
Desde que os homens deixaram de ser nómadas e passaram a guardar os seus cereais para alimentação, e perante o "ataque" dos ratos aos sítios onde os armazenavam, rapidamente terão chegado à conclusão que o seu melhor amigo era....o Gato.
Como já todos sabemos há cerca de 5000 anos os gatos eram venerados no antigo Egito e assim foram continuando por muitos milhares de anos.
Na Idade Média infelizmente começou a crendice com os gatos e a associação a bruxarias levou a que estes fossem afastados das casas, maltratados e escorraçados.
Existem gatos silvestres que caçam e evitam qualquer encontro com o ser humano.
Existem gatos semi-silvestres que não permitem um grande contacto com os seres humanos duma maneira geral embora por vezes sejam alimentados por eles.
Nos dias de hoje assiste-se a um grande aumento dos gatos como animais de companhia e alguns levam verdadeiras vidas de luxo,  enquanto que outros, pela sobrepopulação e pelo flagelo do abandono por parte dos seus responsáveis, vivem a deambular pelas ruas e becos de todo os países do mundo.
Domesticação dos Gatos

Sem comentários :

Enviar um comentário