Não aconselho juntar animais não esterilizados/castrados especialmente machos. Se o residente não estiver castrado faça a cirurgia algumas semanas antes de entrar lá outro gato.
As Apresentações:
O primeiro contacto deve ser feito apenas através do faro e da audição. O novo gato deve ficar numa divisão da casa com a porta fechada e o residente vai cheirando e ouvindo o que lá se passa. É normal ele ficar extremamente excitado, eriçado, ficar encostado à porta longas horas, miar, bufar!
Quando eles se acostumarem a esta presença está na hora de os apresentar visualmente. O novo gato deve ficar dentro da transportadora ou jaulinha e pode trazê-lo durante algumas horas para junto do residente mas sempre com a sua vigilância. Se um ou outro começarem com gritos altos de aviso de ataque ou a atirar-se contra as grades retire imediatamente a jaula.
Quando vir que eles apenas estão curiosos em relação um ao outro abra a porta da transportador ou da jaula. Até chegar a este passo podem passar-se dias. Fique vigilante! Será normal eles correrem, bufarem. Raramente eles se magoam antes de avisar seriamente. E este aviso é feito com as orelhas para trás posição de ataque e pode ser acompanhado de miados/gritos altos e longo. Tenha cuidado especialmente se o novo gato for um bebé. Se não se magoarem deixe-os ficar juntos umas horas mas recolha-os para sítios separados sempre que não estiver a vigiá-los.
Ao longo dos dias e/ou semanas eles vão-se habituando um ao outro!
Algumas regras:
- Não dê mimos ao novo gato em frente ao residente durante as primeiras semanas
- Mesmo depois de eles estarem juntos em permanência mantenha um areão a mais para o novo gato. É normal eles utilizarem todos eles mas por vezes "obrigam" o novo a usar apenas o dele.
- O novo gatinho também deverá ter brinquedos novos, cama nova e arranhador novo. A comida deverá ser posta em recipientes diferentes
- Sempre que tiver que levar o novo gato ao veterinário, leve os dois. Esta é uma das alturas em que o residente pode novamente atacar o novo se ele vier com novos cheiros
- Respeite o gato residente e mime-o, deixe-o fazer as coisas que já fazia antes como ver televisão ao seu colo, dormir na sua cama, etc
- Produtos que podem ajudar: Felliway , Arranhador com Felliway , Catnip
Mas haverá gatos que nunca aceitam outros? Sim, há!
Depende da personalidade deles enquanto indivíduos, da sua raça, dos seus donos, da relação que estabeleceram com eles e de quanto tempo viveram sozinhos com eles. Um "filho único" felino, quantos mais anos assim estiver, mais difícil será aceitar um novo gato. Por outro lado há gatos que parecem nunca se misturar. Gostam de controlar sozinhos o seu território e vivem mais felizes assim. Existem casos de pessoas que levaram novos gatos para casa, eles habituaram-se à presença um do outro, mas nunca foram ou serão companheiros ou amigos. Evitam-se, brigam constantemente!
Se não quer que o seu gato viva sozinho adopte logo dois! É o mais fácil!
Mas normalmente ao fim de umas semanas todos eles estarão felizes e a compartilhar o território! Mas nem tudo serão rosas. Tal como os irmãos também eles serão grande parte do tempo inseparáveis mas noutras alturas andarão a brigar mas sem violência!
Sem comentários :
Enviar um comentário