O primeiro passo para cortar as unhas a um gato é ele estar calmo, relaxado ao seu colo e tranquilo com o facto de lhe estar a mexer nas patas.
Se ele não gostar que lhe mexam nas patas terá que o habituar a isso aos poucos..Sempre que se lembrar, acaricie-o nas patinhas e carregue com o seu polegar levemente por cima da unha dele.
Pode demorar várias semanas até que ele se habitue a isso porque, por norma, os gatos não gostam que lhes mexam nas unhas.
O segundo passo é observar bem uma das unhas num sítio com bastante luz: repare que existe uma parte rosada das unhas, e uma parte totalmente transparente. O objectivo do corte é cortar apenas essa pequena pontinha transparente. Se cortar a parte rosada vai ficar a deitar sangue porque atingiu os pequenos vasos sanguíneos da unha.
Terceiro passo: coloque-o ao colo ou em cima de uma mesa, cadeira, etc e corte a primeira unha em linha recta com cuidado para não atingir a parte rosada . Se ele ficar tranquilo continue. Se ele começar a ficar inquieto, deixe-o sair e recomece passadas umas horas ou noutro dia.
Se o seu gato detestar mesmo o corte de unhas, mas mesmo assim o tolerar, deve dar-lhe sempre um incentivo positivo no final, como por exemplo um biscoito ou um pouco de patê.
Se não conseguir fazê-lo sozinho então contacte um veterinário ou um grooming de gatos para que eles o façam.
Dicas: pode encontrar as tesourinhas para corte de unhas em grandes supermercados, petshops ou via internet.
Tesouras Mais tesouras Corta Unhas eléctrico
Se não conseguir cortar com estas tesouras tente com um corta-unhas normal.
Se o seu gatinho costuma passear fora de casa não lhe corte as unhas, porque ele ficaria totalmente indefeso perante os outros gatos e cães na rua.
Sem comentários :
Enviar um comentário