sexta-feira, 24 de abril de 2015

Cuidados Básicos com os Gatos : Higiene

Higiene:

Os gatos são muito limpos e meticulosos com o seu próprio corpo e pêlo. Lavam-se durante muito tempo ao longo do dia e não gostam de ter sujidade no corpo. Numa situação normal não há qualquer necessidade de dar banhos aos gatos, no entanto, ocasionalmente,  por questões de alergias da família,  doenças de pele do próprio gato, por se ter sujado em algum produto, isto pode vir a ser necessário. Se não for mesmo necessário não o faça, porque vai destruir a camada protetora natural da sua pele.
  •    O Banho
Caso queira dar banho ao seu gato convém habituá-lo ainda em bebé, cerca de uma semana depois da primeira vacinação. Prepare bem o local onde ele vai tomar o banho. Deve ter tudo imediatamente "à mão" para que não tenha que se deslocar enquanto lhe dá.banho : shampoo, esponja, toalha, luvas se necessário. A água não deve estar fria, nem quente: deve estar morna e só deve chegar até à barriguinha.  Use um shampoo próprio para gatos ou para bebés humanos e uma pequena esponja.  Coloque uma mão firmemente em cima dele (na zona do pescoço) sem apertar..É natural que ele tente fugir ou dê grandes gritos. Mantenha a mão em cima  e fale calmamente com ele. Com a outra mão comece a molhá-lo com a esponja já com shampoo, lenta e suavemente desde o pescoço até às patas. A cabeça jamais deve ser molhada. Retire cuidadosamente o shampoo sem deixar qualquer resto no corpo. Agarre numa toalha envolva-o e retire a maior parte da água. Habitue-o desde pequeno ao secador mantendo uma temperatura baixa e o aparelho afastado do pêlo para não correr risco de queimaduras. Se a temperatura exterior estiver quente, logo a seguir à primeira secagem com a toalha deixe-o limpar-se e secar ao ar. Aproveite sempre essa altura para lhe dar um biscoito. Ao fim de pouco tempo ele vai associar o banho aos biscoitos e irá bem mais feliz.
Mais dicas para dar banho a um gato

  • O Pêlo
O pêlo do gato deve estar brilhante, limpo, sem nós, sem gordura e sem caspa. Uma forma de de vez em quando limpar o pêlo dele, evitando banhos, é limpá-lo com toalhetes húmidos próprios para gatos ou para bebés, preferencialmente sem cheiros.
Desde bebé, ou desde que ele chega à sua família é muito importante que o escove.. Assim ele aceitará este gesto como fazendo parte de uma rotina.
Se ele tiver pêlo longo ou semi-longo essa escovagem deve ser diária.
A escovagem vai eliminar pêlos mortos, caspa e evita nós no pêlo.
se ele não gostar da escovagem não se esqueça de no final lhe dar um pequeno biscoito.
Para alguns gatos de pêlo longo  pode ser necessário tosquiar de vez em quando o gato. Se for esse o caso, leve-o a um profissional em quem confie. De preferência mantenha-se com ele durante o procedimento de tosquia para que ele esteja mais confiante e calmo.

  • Limpeza das orelhas
De vez em quando verifique como estão as orelhinhas do seu gato, na parte interior. Vê alguma sujidade? Pegue numa compressa humedecida com água morna e passe suavemente para retirar a sujidade. Se a sujidade estiver numa zona mais funda da orelha, não tire! Leve-o ao veterinário para que ele o faça ou verifique se ele está com alguma infecção ou parasitas. Também deve levá-lo se o seu gato começar de vez em quando a abanar a cabeça ou a tentar coçar o interior das orelhas. Jamais deve limpar as orelhas dele com cotonetes ou qualquer objecto pontiagudo.


Não necessita de muitos mais cuidados quanto à higiene do seu gato!
Noutro post  falarei de como cuidar das unhas do seu gato.
Boa sorte

Sem comentários :

Enviar um comentário