sábado, 18 de abril de 2015

O meu gato desapareceu

O que pode e deve  fazer se o seu gato desapareceu?

Se o seu gatinho é um gato de interior e nunca tem acesso ao exterior, há a possibilidade de ele ter fugido ou caído por uma janela. Se ele caiu de uma altura considerável pode estar ferido e estará de certeza muito assustado.
Mantenha a calma, vá sozinho ou com alguém a que o gato esteja habituado e leve uma lata de patê ou de atum e uma lanterna.
Lembre-se que os gatos são territoriais e por isso, mesmo que tenham saído por vontade própria, nunca se afastam muito da sua casa. A grande maioria é encontrada a menos de 1 quilómetro de casa.

As primeiras horas são essenciais:
 - procure-o em redor da sua casa. Veja debaixo dos carros, debaixo dos contentores do lixo, em arbustos, caixas de ar condicionado, garagens e em qualquer sítio onde um gato assustado poderia tentar esconder-se!
- Chame-o durante um bocado em cada local e em seguida escute para ver se o ouve a responder.
- quando anoitecer volte novamente aos locais mais prováveis e faça o mesmo com uma lanterna. Aponte a lanterna para buracos, arbustos, para debaixo dos carros estacionados e veja com atenção se não reflectem o brilho dos olhos dele!
-seja paciente, espere durante o tempo que for necessario em sitios prováveis e coloque o patê  para ver se ele o cheira.
- Espalhe e divulgue o mais possível a notícia do desaparecimento pelas redes sociais. Vá ao facebook de associações zoofilas e páginas relacionadas com animais e partilhe por todo lado.


O dia seguinte
Se ele ainda não apareceu deve rapidamente espalhar folhetos com fotos dele junto à sua casa, a centros comerciais, escolas, veterinários, lojas de animais e qualquer  zona com grande afluência de publico.
Pergunte por todo o lado na vizinhança e no comércio local se alguém viu um gato parecido. Vá atrás de todas as pistas porque a maioria das vezes as pessoas não conseguem identificar corretamente o gato que viram passar.
Se ele tem chip deve avisar o veterinário dele para que o SICAFE ou o SIRA abram um inquérito de animal perdido
O folheto poderá ser impresso no site www.encontra-me.org onde deverá registar o desaparecimento e ir verificando se há animais encontrados com as características dele.
Espalhe o mais rápido possível a palavra utilizando as redes sociais. Mesmo que não tenha registo no facebook poderá pedir a alguém que partilhe o máximo possível a foto dele com o local e data do desaparecimento descrevendo as principais características dele. No facebook existem centenas de páginas dedicadas aos animais e muitos animais são encontrados desta forma.
Se não puder ficar em casa peça a alguém que esteja atenta para o caso de ele tentar regressar.
Repita todos os procedimentos de busca na rua

Continua desaparecido?
Desloque-se ao canil/gatil da sua localidade e peça para ver os animais recolhidos nos últimos dias.
Infelizmente também terá que colocar a hipótese de ele já não estar vivo e os serviços camarários também o poderão informar das entidades a quem se pode dirigir, como por exemplo as que recolhem animais já cadáveres das ruas.
Visite também associações da zona e leve a foto dele a veterinários para saber se algum o atendeu.
Continue a procurá-lo na rua não esquecendo locais com colónias de gatos

A esperança é a última a morrer
Compreende-se que temos que ser realistas mas há relatos de gatos que regressaram a casa meses e até anos depois! Em Abril de 2015 apareceu um gato desaparecido em Setúbal em Agosto de 2012 ..
Por isso mantenha-se sempre activo na procura dele.
Continue a renovar os anúncios de procura dele e continue a partilhar na internet.

Um Final feliz?
O seu gatinho já está de novo em casa?
Tome cuidados adicionais:
- A castração/esterilização é essencial
- coloque-lhe um chip e/ou uma chapinha de identificação com um telefone numa coleira anti-estrangulamento
- tenha cuidados redobrados com janelas e portas abertas para que ele não volte a sair inadvertidamente
 Boa sorte

Sem comentários :

Enviar um comentário