O mio pode não ser exatamente uma linguagem, mas sem dúvida que é pouco utilizado pelos gatos como forma de relacionamento entre eles próprios, mas muito utilizado para com os humanos no caso dos gatos domésticos.
O mais interessante é que os gatos ferais emitem poucos miados, mas, os gatos domésticos, ao longo dos seus milhares de anos de contacto com o ser humano, foram desenvolvendo tipos diferentes de miados, e quase todos os apaixonados por gatos conhecem bem alguns dos sons.
Os gatinhos bebés vocalizam muito mais que os gatinhos adultos, e algumas raças como os siameses e os birmaneses são extremamente vocais e "falam" quase todo o dia.
Tipos de miados mais comuns nos gatos domésticos:
- o bom dia ou cumprimento: é um miado bem mimado, breve, misturado com o ronronar.
- pedir alimento: este miado todos conhecemos muito bem, não é? É um miado mais longo e insistente
- o de medo: é um miado alto e longo. Um exemplo : há gatinhos que odeiam andar de carro ou sair à rua e quando os transportamos para qualquer lado, fazem este miado durante todo o trajeto para desespero dos donos.ns
- gatas no cio: miado longo e intenso e repetido incessantemente por vezes horas seguidas. Considere fazer uma castração/esterilização diminuindo este incómodo e melhorando a saúde e expectativa de vida da sua gatinha.
Tenha atenção ao comportamento do gato no momento do miado:
- se ele estiver demasiado quieto e miar como se tivesse com dor, provavelmente é mesmo isso que está a acontecer e pode ter que ser levado a um veterinário.
- cauda totalmente levantada junto com um miado breve é um cumprimento ao seu humano.
- miados agressivos e orelhas para trás significam que ele está zangado e pode mesmo morder ou arranhar.
Sem comentários :
Enviar um comentário