sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Alimentação Caseira

Se o seu gato for saudável não há motivo nenhum para não o alimentar com comida caseira, pelo menos algumas vezes por semana.
O maior cuidado que terá que ter é com a taurina, um aminoácido que os gatos não sintetizam e que obtêm na natureza através da ingestão de carne crua.
Ao cozinharmos os alimentos podemos destruir a taurina neles existente, e acabar por originar um défice deste aminoácido no gato. E a deficiência da taurina pode originar problemas sérios na saúde dele, como cardiopatias, problemas nos músculos e na retina.
Por isso, se pretende alimentar os gatos de forma exclusivamente caseira peça conselho ao seu veterinário para a ajudar na escolha dum suplemento de taurina e de outras vitaminas.

A alimentação industrial, seca ou húmida é dum modo geral mais completa a nível de vitaminas e minerais, mas tem por vezes alto teor de cereais e baixo teor de água. Esta alimentação tem sido por vezes associada a problemas urinários, obesidade e diabetes.
Quanto mais água na comida, melhor para a saúde do gato.
Lembre-se que eles são estritos carnívoros  e que na sua alimentação natural 70 a 75% do conteúdo é água

Como carnívoros , os gatos precisam de :
Proteínas de animais
taurina (aminoácido)
Ácidos gordos
Vitaminas
Minerais
Água

Exemplo de receitas para fazer para o seu gato: 
  • Coloque num processador de comida um fígado, um coração e pescoço de galinha cozidos previamente de modo a moê-los bem. Junte uma colher de sopa de arroz integral cozido. 
  • Coloque num processador de comida uma lata de sardinhas, uma colher de aveia cozida e 1 colher sopa de abóbora cozida
ATENÇÃO: esta é uma informação generalista.  Só o seu medico veterinário é que lhe deve dizer qual a ração adequada a cada gato
Ver também:

Sem comentários :

Enviar um comentário