segunda-feira, 7 de março de 2016

Acumuladores de Animais

Todos nós já ouvimos falar de pessoas, normalmente mulheres, que vão ficando com dezenas de gatos ou cães pondo em risco a sua própria saúde e a dos animais.
A psicologia certamente explicará este tipo de fenómeno, mas a maior das curiosidades é que estas pessoas gostam genuinamente de animais.
Algumas delas até se intitulam de protectoras de animais sem se aperceberem que fizeram da vida deles um pequeno inferno.
Ser acumulador de animais é apenas ter muitos animais à sua guarda? Certamente que não !
Ser acumulador é ter muitos animais num determinado espaço sem condições para tal.
A higiene, a saúde e até as características próprias da espécie não são tidas em conta.
Especialmente falando de gatos, existem pessoas que os vão acumulando em espaços fechados não tendo em conta que os gatos são territoriais e querem ter o seu próprio espaço sem o compartilhar com mais 30 outros gatos.
Eles necessitam de algum espaço para as correrias, para apanhar sol, e necessitam de ter o seu local limpo.
Estas pessoas vão também deixando detritos, urina e fezes um pouco por todo o lado não se parecendo importar com o risco para a saúde delas e dos animais.
Não desparasitam os animais, não os vacinam, não os castram e misturam animais doentes com animais sãos.
Infelizmente estas situações costumam acabar mal para os próprios animais, porque
são denunciadas pelos vizinhos, e os pobres animais são retirados à força e colocados em abrigos ou eutanasiados por causa da sua frágil saúde.
A raiz do problema não é tratada e a acumuladora começa lentamente a encher novamente a sua casa com animais.
Este post é apenas uma chamada de atenção para olharmos para os nossos vizinhos, amigos ou familiares com este tipo de desordens e os tentemos ajudar antes que a situação fique descontrolada.
https://www.veterinaria-atual.pt/destaques/sindrome-noe-numero-acumuladores-animais-preocupa-pan/?utm_content=bufferd9928&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Sem comentários :

Enviar um comentário