Os gatos, como qualquer felino são territoriais e a casa onde vivem é o seu território.
Sair desse território e ir para uma nova casa pode gerar alterações comportamentais nos gatos.
As mais comuns são a tentativa de se esconderem debaixo ou atrás de camas, mesas e outros móveis bem como alguma apatia. Mais raramente surge a recusa de alimento ou de utilização da areia e a tentativa (muitas vezes conseguida) de fuga do local.
Então o que fazer quando mudamos de casa ou apartamento?
- Identifique o seu gato com coleira anti-estrangulamento e placa de identificação ou de preferência com chip
- Se tiver algum familiar que ele conheça e que possa ficar com ele na sua própria casa durante a mudança será uma excelente opção.
- Se tiver que manter o gato em casa durante a mudança, coloque-o numa pequena divisão e feche a porta. Nenhum estranho deverá lá entrar até que todo o resto do mobiliário tenha sido levado. Na altura em que for necessário levar o mobiliário desse quarto, coloque o gato dentro de uma caixa transportadora num outro local.
- Por fim, quando toda a mudança tiver sido feita leve o gatinho para a sua nova casa.
- Antes de o soltar verifique se todos os funcionários das mudanças já saíram e feche portas e janelas.
- Coloque de imediato a água, comida e caixa de areia nos lugares onde ficarão no futuro
- Solte o seu gato e deixe-o começar a explorar sem o obrigar a coisa nenhuma: se se esconder deixe-o ficar, se começare a explorar deixe-o fazê-lo.
- As portas e janelas que não tenham redes ou telas de protecção deverão ficar sempre fechadas. Se habitualmente o seu gato sai à rua tenha em atenção que durante pelo menos 2 meses ele não deverá sair sozinho. O risco de se perder e de tentar regressar à antiga casa é muito grande!
- Coloque vários recipientes com erva do gato pela casa. Eles adoram roçar-se nela e ficam muito felizes ao fazê-lo.
- Se puder coloque difusores de Felliway na nova casa
- Daqui por uns dias ou semanas ele já estará adaptado e já terá escolhido os melhores locais para dormir ao sol, para brincar e para apanhar ar.
Sem comentários :
Enviar um comentário