sexta-feira, 3 de março de 2017

Gatos Agressivos - Parte 2

Causas de Agressividade nos Gatos (Parte 2)

Alterações na dinâmica familiar tais como chegada de novo membro ou partida de um dos membros:

Os gatos são extremamente sensíveis a qualquer alteração na composição do agregado familiar.
A chegada ou a partida de um membro da família (inclusivé os de 4 patas) pode alterar completamente o comportamento de um gato.
Um gato calmo pode começar a manifestar sinais de nervosismo constante, pode começar a urinar ou fazer cocó fora da caixa, pode ficar deprimido e também pode ficar agressivo. Felizmente esta última situação é bastante rara.
O mais natural é que alguém venha a entrar ou sair do nosso espaço  durante a vida inteira de um gato, por isso, o que se aconselha, é estar atento a diferenças comportamentais.
Quanto mais cedo se atuar mais fácil será a correção desse comportamento!
Então o que se pode fazer se o gato se tornar agressivo depois da chegada ou partida de um  membro familiar?
  • Se o seu gato começar a ser agressivo de um momento para o outro, e se essa condição se mantiver durante algumas semanas,  uma ida ao veterinário é praticamente obrigatória
  • Se chegou um novo membro à família explique-lhe que o gato já lá vivia anteriormente e que quer alterar o mínimo possível dos seus hábitos: se dormia na cama deve continuar a fazê-lo, se à noite estava habituado a estar ao seu colo assim deverá continuar, etc,etc
  • Os locais e objetos do gato não devem ser mudados de lugar
  • A nova pessoa deverá demorar uns dias ou semanas  até começar a participar das tarefas quotidianas tais como dar de comer, mudar a areia ou escovar, por exemplo.
  • Se a nova pessoa for uma criança deve explicar-lhe muito bem quais os limites entre brincadeira com o gato e o desrespeito por ele.
  • Se pelo contrário o que aconteceu foi o desaparecimento de uma pessoa que era presença habitual em casa, será normal o gato estar mais nervoso, mas, habitualmente reequilibra-se passados umas semanas.
  • Da sua parte deverá haver ainda mais mimo e atenção ao gatinho para que o mau comportamento desapareça.
  • Mantenha pela casa ambientadores de feromonas e pode colocar vasinhos com catnip ou erva gateira ou utilizar objetos e brinquedos que tenham a erva no seu interior.

Brevemente será publicado novo post com outras causas possíveis para a agressividade nos gatos



Veja também:




Sem comentários :

Enviar um comentário